16 de out. de 2012

Detecção Precoce Para o Câncer de Pele

Está sendo testado na Universidade de São Paulo (USP) um aparelho portátil capaz de diagnosticar e tratar o câncer de pele, batizada inicialmente de Mardoscope(O equipamento de diagnóstico e tratamento do câncer de pele abrangerá cerca de 8 mil pacientes. )
A tecnologia consiste em usar a fluorescência e padrões de luz para detectar alterações no epitélio de pacientes e realizar o tratamento contra a doença. 




Mardoqueu Martins da Costa, físico e autor da pesquisa que resultou no novo aparelho, diz que o tratamento contra o câncer detectado poderá ser realizado em apenas um dia, por meio do ácido aminolevulínico (ALA). A substância é aplicada como uma pomada na parte de aparência doente e, em seguida, o aparelho emite uma luz ultravioleta na região para realizar o diagnóstico. 
Em pesquisa, a equipe percebeu que os componentes químico de um tecido lesado pelo câncer se alteram ao aplicar o ácido e emitir a luz ultravioleta. Assim, quando se tem uma suspeita de câncer de pele, mantemos o ácido na pele e emitimos uma luz vermelha capaz de ativá-lo, realizando o tratamento.


Agência USP de notícia
1/dezembro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário